quinta-feira, 19 de março de 2009

O Café e o Leite

Hoje, quando ia no autocarro a caminho do centro do Funchal, aconteceu um episódio que deixou-me a pensar.
Numa determinada paragem entrou um rapazinho com os seus 11 anos de raça negra, o qual vou chamar de "Café". Este ficou de pé perto da janela e atras, na 1ª cadeira estava sentado outro menino, também com essa idade, branco, este chamarei de "Leite".
O Café entrou, pôs-se junto às janelas e abriu uma e fechou a detras porque o vento devia estar a incomodá-lo por estar a entrar pelo lado e não pela janela da frente. O Leite, muito indignado, com uma expressão de quem tinha ficado chateado abriu a janela outravez. O Café ficou sem reacção, até pareceu ter ficado atrapalhado com a situação. Qual não foi o meu espanto quando o Café sai na paragem imediatamente asseguir... Sentando-se no banco desta, provavelmente à espera de outro. Eu digo isto, porque este rapazinho costuma ir no autocarro a essa hora e nunca sai nessa paragem. Assim que ele saiu, o Leite olhou-o com a mesma expressão.
Pensei eu que aquilo tinha acabo por ali, mas não. O Leite logo depois voltou a fechar a janela. Eu fiquei de boca aberta. Como é que é possível, um rapazinho, tão novo, ter este tipo de atitudes?!
Pode não ter tido nada a ver com as cores dos rapazinhos, mas pela expressão do Leite e atrevo-me a dizer que foi.
Ver este tipo de acções faz-me pensar na questão que coloquei no post anterior.


P.S- Feliz dia do Pai, Pai! :D *

4 comentários:

  1. Realmente é surpreendente que já desde novinhos começam a ter reacçoes que induzem ao racismo, principalmente quando hoje em dia se fala muito na igualdade das "raças" e que todos nós somos seres humanos. Frustante? Sem dúvida... Mas infelizmente hoje em dia muitos "seres humanos" (pois com reacções dessas não os chamaria de pessoas, pq simplesmente ainda nao atingiram esse nível) continuam com certas reacções que já há algum tempo deviam ter sido banidas. Mas se muitos adultos ainda nao esqueceram essa raiva, ou essa prática, os mais novos também nao a vao esquecer, visto que imitam os mais velhos, os seus modelos.
    E realmente fica a questão: "Where is the love?"

    Ass. Alturas

    ResponderEliminar
  2. Assim há primeira 'vista' nem atribuo isso a racismo. Poderá ser, claro que sim. Mas entendo a atitude do rapaz como uma forma de não se achar indiferente. Ou seja.. na minha opinião.. e se fosse eu o tal rapazinho de pé, jamais alteraria uma janela que estivesse ao pé de outra pessoa porque essa pessoa pode ter aberto-a de proposito seja por que razao for (Como por exemplo estar calor).. Já tive inclusive de aguentar levar com ventinho nas beiças por situaçao identica! Quando posso mudar de lugar mudo.. quando nao posso.. paciencia. E nesse caso pode muito bem aplicar-se a tão famosa regra do 'Quem tá primeiro é que manda' ele decerteza que o fez ingenuamente e sem maldade nenhuma, mas pronto. O outro levou a mal :x

    ResponderEliminar
  3. Ainda aqui há dias falamos disso...enfim situações tristes

    Aqui vai mais um exemplo desse triste facto enraizado na nossa sociedade

    http://www.youtube.com/watch?v=PKqSPf-hKR4

    ResponderEliminar
  4. pois, infelizmente achamos que tais comportamentos estão irradicados da nossa sociedade quando na realidade tal não acontece, e não me refiro apenas a este tipo de descriminação. não me vou alongar mais apenas refiro que gostei da tua interpretação deveras poética na descrição de todo este acontecimento.

    ResponderEliminar